terça-feira, 25 de outubro de 2011

Os Fuzis em Serviço no Brasil – Parte 2 – Marinha do Brasil

A história dos Fuzis em serviço junto ao Corpo de FuzileirosNavais da Marinha do Brasil é rica em detalhes que muita gente desconhece. Por se tratar de uma tropa de infantaria de elite, mas muito menor em tamanho que o Exército, o CFN pode fazer seus processos de escolha de armas individuais um pouco diferentes, capitalizando sobre novos modelos e tecnologias quando houve a oportunidade.

O CFN usou, assim como o EB, por muitos anos o FAL, fabricado pela Imbel. Na década de 1980 porém, o CFN estava desejando adotar o 5,56mm como seu calibre padrão. Entre os motivos, além das razões técnicas como leveza, capacidade de fogo, e menor recuo, estava o fato de que o CFN é uma tropa eminentemente expedicionária, tendo participado ativamente de ações brasileiras no exterior sob a bandeira da ONU. Nessas missões, ficava patente a necessidade de padronização de um item tão básico como a munição de fuzis. E a escolha certamente recairia sobre o 5,56mm.


Como a questão de custos sempre foi muito “sensível” para as Forças Armadas, era mais que esperado que a MB escolhesse um modelo de fuzil em cujo critério de escolha o preço fosse um tema central. Assim sendo, no início dos anos 1990, o CFN adquiriu o M16A2, como fuzil padrão, e a M4 complementar, mantendo-se o FAL como arma de apoio e em serviço ainda em alguns Grupamentos de Fuzileiros, em alguns Distritos Navais.

A família M16/M4 é talvez a mais comum de todas as armas de Airsoft no planeta. Todos os fabricantes têm em seus catálogos vários modelos, com diferentes comprimentos de cano, variantes de miras, coronhas fixas e retráteis, guarda-mãos com trilhos RIS (Rail Interface System), e até em cores diferentes, as mais comuns sendo os tons de areia, utilizados nas guerras do Oriente Médio. Outra característica que faz da M16 e M4 as preferidas do Airsoft é a grande quantidade de acessórios, miras, punhos, lanternas, e outros que existem a disposição no mercado.



Entre os usuários “reais” e os amantes do Airsoft, a Carabina M4 tem superado o original M16 em preferência. Isso porque seu cano mais curto facilita muito a movimentação da arma, e sua perda balística é relativamente inexpressiva, frente ao modo como as guerras atuais são travadas. Em ambiente CQB, uma arma mais curta é sempre bem vinda.

4 comentários:

  1. Fui sd-fn no ano de 197 primeira turma,GFNSSA BA, nao tive tempo de conhecer o fuzil M 16 NEM A pistola 9 mm,na epoca predominava o atual FAL e a PISTOLA COLT 45, acredito que a nova tecnologia usada com a finalidade de tirar de combate o inimigo s causarmenores danos fisicos,com a diminuiçao de calibre mesmo essas atuais sendo muito potente, menos devastadoras, assi M FINALIZO E TENHO ORGULHO DE TER SERVIDO O corpo de fuzileiros navais,os mais bravos e preparados soldados do nosso pais,

    ResponderExcluir
  2. Eu quero mandar um abraço p turma 01 de 1979, GFNSA,MORREREMOS E NUNCA ESQUECEREMOS,Aa FOMOS FUZILEIROS NAVAIS,VALEU A PENA TER SERVIDO A NAÇAO. expedito,adonias,secundino,hilton,tavares,josue,leite,carvalho,fabio,caldas,emidio,joaozito,ona e o resto da turma,valeu.

    ResponderExcluir
  3. sou mergulhador da marinha , ssa base naval de aratú , grupamento tatico e expedições , sempre goste do FAL e do seu calibre 762 , me sinto seguro , não só com meu treinamento , mas tambem com minha arma , o fuzil M16 , são da mesma familia dos AR15 , tem menor alcançe , menor poder destrutivo , e falha antes do 3000 disparos , coisa que não acontece com os atuais FALS , não sei porque armar suas tropas com uma arma tão inferior ao atual . não faz sentido algum . deve ser por uma boa comissão . para os nossos lideres não existe melhor motivo ... mesmo colocando os seu soldados em cituação desfavoravel em relação a qualquer inimigo .................

    ResponderExcluir
  4. Caros Marinheiros,

    É por isso que meu "kit de combate airsoft" é composto por réplica do FAL e da venerável M1911, armas que por tanto tempo serviram ao nosso glorioso Corpo de Fuzileiros Navais.

    ADSUMUS!!

    ResponderExcluir

Obrigado por seu comentário. Ele será revisado e em breve será publicado.