sexta-feira, 16 de dezembro de 2011

Policiais do Batalhão de Choque vão usar ‘armadura do Robocop’



O BPChoque (Batalhão de Choque da Polícia Militar) anunciou nesta quinta-feira (15) que está fazendo a licitação para compra de 1.200 kits de armaduras para os policiais que atuam no patrulhamento em grandes eventos.
De acordo com o tenente Lima Ramos, do BPChoque, as armaduras devem chegar ao batalhão no início do próximo ano.
- Essa armadura fornece segurança para o policial e cobre cerca de 90% do corpo, as primeiras foram fornecidas pela França, mas já estamos fazendo a licitação e nos primeiros meses de 2012 vamos receber 1.200 kits.
FONTE: R7


Comentários do Blog:
1) Será que passa alguma BB por essa proteção toda??
2) Ombreiras? Tá fora de moda...

segunda-feira, 12 de dezembro de 2011

Como escolher o BB mais adequado para sua arma Airsoft

Olá meninos,

Quando falamos de Airsoft, a primeira coisa que vem a mente são os modelos disponíveis, os acessórios, fabricantes, variações dos modelos, etc. Os jogadores mais avançados podem ainda gastar seu  tempo analisando as versões dos gearboxes, Proline X Sportline, e todas essas coisas legais. Mas poucos se lembram de uma parte importante, fundamental para se jogar: a munição!

Afinal, o que é BB?

O nome BB vem do termo "Bulleted Breech", que era o nome inicialmente dado a um cartucho de fogo anular .22 que disparava projéteis esféricos usando somente a força da própria espoleta para isso, ou seja, sem carga de pólvora. Essas armas eram utilizadas para tiros de salão, muito populares na Europa do Sec XIX. Aquela munição caiu em desuso com a entrada dos .22Short, .22 Long Rifle e outros, mas o nome BB continuou a ser usado para denominar os projéteis esféricos disparados por armas de pressão, para diferenciá-los dos "diabolôs", que são acinturados.

O Airsoft padronizou o calibre em 6mm, então, ao contrário de outras armas de fogo ou de pressão onde os atiradores discutem interminavelmente sobre qual o melhor calibre, no Airsoft esse é uma questão resolvida (até que alguém apareça com um Airsoft de 8mm!!!)

Pesos

A primeira coisa que você vai notar de diferente entre os vários BBs no mercado é seu peso. BBs podem ser encontrados variando de 0,12g até 0,36g, sendo 0,20 o mais comum. Mas será que todos são igualmente úteis?
Bom, o que você deve saber de antemão é que quanto mais pesado, mais preciso. Isso porque o BB retém mais energia ao longo da sua trajetória, e, ainda que ela não seja tão tensa, ele sofrerá menos influência do vento, por exemplo. A outra coisa que você precisa saber é que quanto mais pesado, mais dolorido é o tiro! Lembre-se que num jogo você vai estar literalmente atirando em amigos, portanto cuidado. E, por último, quanto mais pesado, mais lento.
As BBs mais leves são as de 0,12g. Esses BBs foram projetados para serem utilizados pelas armas mais fracas, as airsoft de mola e tiro simples, e num fuzil de airsoft mais parrudo, vão se espalhar mais do que notícia ruim. Pode, no entanto, ser uma boa opção para uso em pistolas, durante um jogo CQB, pois a curta distância ainda permite um disparo seguro.
O mais comum entre os pesos é o de 0,20g, mas se você tem uma arma mais forte pode ainda fazer uso dos 0,23g, 0,25 ou ainda 0,28.
BBs pesando 0,30 a 0,36g são desenvolvidos pensando-se nos rifles de snipers, os quais vão, por doutrina de emprego, ser usados a maiores distâncias. A queima-roupa, seguramente vão fazer um estrago!

Materiais:

BBs de Airsoft são feitos normalmente em plástico ABS, mas há também os de alumínio, normalmente pesando 0,30 a 0,36g. Mesmo entre os de plástico ainda existe a variante "biodegradável".
Plásticos biodegradáveis não são novidade e, apesar da controvérsia das sacolinhas plásticas de compras, tem uma vida útil muito menor, e se decompõe no ambiente quando expostos a calor e umidade. Em sua composição, ao invés de se utilizarem compostos derivados do petróleo, são utilizadas bactérias que acabam produzindo um ácido, que decompõe o material em poucos meses (ao contrário do plástico normal, que pode levar séculos).
O maior custo em relação ao plástico normal é o grande vilão, mas o menor impacto para a natureza, especialmente nos jogos em campo aberto tem um grande atrativo na escolha pelos airsofters mais conscientes!

Cores:

Aqui não há muito o que comentar. O mais comum é o branco, utilizado por quem gosta de ver o impacto dos BBs no alvo. Existem também em preto, em amarelo e em azul. Podem ser uma maneira fácil de reconhecer o peso do BB, caso todos escolhessem a mesma cor para padronização.


Fabricantes:

Aqui é que o bicho pega! Eu não vou valorizar nem fazer propaganda de nenhuma marca específica, mas claramente existem marcas no mercado melhores do que outras. Escolha um BB que seja polido, que não possua emendas na construção, e que seja reputado. Evite escolher pelo preço: a melhor qualidade sempre vai custar um pouco mais. Mas você vai evitar dores de cabeça, como armas engasgando ou travando. Afinal, você já gastou uma nota pra comprar aquele rifle que você sempre quis e agora vai economizar 10 reais e comprar um BB vagabundo?!?
E, só pra constar: mesmo que você gaste R$100,00 num pacote de 5000 BBs, lembre-se de que, por esse preço, você não compraria nem mesmo um cento de projéteis de 5,56mm! E ainda faltaria a pólvora, a espoleta, o estojo, o jogo de dies, etc...etc...etc... Ou seja, mesmo o mais caro dos BBs ainda é muito, mas muito mais barato do que um tiro real.

E você, qual BB está utilizando em seus jogos e competições? Comentem a vontade.

Abraços pra quem é de abraço, e beijos pra quem é de beijos...

Airsoft Snipers versus Designated Marksmen: qual é o seu verdadeiro estilo de jogo?

Olá pessoal,

Todo o atirador de fuzil e carabina se considera "meio-sniper"... bastou ter um fuzil de ferrolho nas mãos e acertar um alvo a uma distância considerada "longa" e pronto! Magicamente, o atirador já sai se gabando pros amigos...

Na realidade, porém, poucos sequer sabem distinguir um Sniper de um Designated Marksman. Ambos são atiradores de elite, mas preenchem nichos completamente diferentes. Vamos saber quais são?



Snipers e Spotters

Um sniper normalmente opera em dupla, sendo um o atirador e o outro o observador. No Brasil, essa função é camada de Caçador, o que, diga-se de passagem, é exatamente o que esse atirador faz: caça alvos específicos e os elimina.
Seu treinamento e equipamento permitem que o Caçador possa atingir alvos a distancias que vão de 600 a 2000 metros, e para isso utilizam fuzis altamente especializados, que podem ser em calibres 7.62X51, .338 ou até mesmo em .50BMG. Estes últimos são normalmente empregados contra materiais.
Sua grande vantagem de emprego não é somente o alcance de seu tiro, mas também a sua camuflagem, e com isso sua habilidade de manobrar para trás das linhas inimigas para abater um  único alvo de alto valor.



Designated Marksman, o "novo" personagem

O termo DM surgiu no Exército Americano no início da década de 2000, inspirado pelos snipers... soviéticos! Isso mesmo: o US Army percebeu que havia um gap entre o que seus snipers/spotters eram capazes de cobrir, e a curta distância que um soldado normal podia cobrir, usualmente cerca de 300m. E quem cobriria os alvos entre 300 e 600m?
Com a adoção mais generalizada de fuzis de assalto curtos mais manobraveis, mas cuja precisão e eficácia estava limitada a 300m, faltava a adoção de um elemento em nível de pelotão que pudesse cobrir distancias maiores, mas que ainda estivesse acompanhando o grupo. No Exército Vermelho, que há muito já adotava o AK-47, esse problema havia sido corrigido com o emprego de snipers, armados com fuzis semi-automáticos como o Dragunov SDV, que estavam alocados como elementos do pelotão de infantaria, e não como elementos separados, como os ocidentais.
Assim sendo, os americanos rapidamente equiparam seus DM com fuzis menos especializados do que os de Snipers, mas mais capazes que um fuzil de infantaria ou de assalto, adotando inicialmente o MK21, adaptação do famoso M-14, e que depois se tornou a base para o M14Enhanced Battle Rifle (foto abaixo), e também versões de cano pesado do M-16, chamado SR-25/Mk12.



Airsoft: escolham suas armas!!

Versões arisoft existem para a maioria das armas apresentadas, e muitas outras também pode ser produzidas a partir de fuzis como o FAL, o G3 e o G36. Mas não basta colocar uma luneta e um bipé: verifique como se comporta o seu fuzil com BBs mais pesados, como os de 0,28g, 0,30 ou até 0,36g. Ajuste seu hop-up para compensar a trajetoria menos tensa desses BBs mais pesados. E adeque suas táticas: Se você for operar dando apoio de fogo a maiores distancias, mas ainda sob comando do pelotão, você não é um sniper: você é um Designated Marksman!

quarta-feira, 7 de dezembro de 2011

Tática de jogo


Olá , meninos!
Hoje resolvi postar sobre organização de Infantaria,para ajudá-los a se organizarem no jogo de airsoft ou paintball. Espero que gostem.
Bom, então vamos lá.
A organização de uma Infantaria é a seguinte:
  • Um Grupo de Combate (GC) é uma unidade tática básica de combate da Infantaria do Exército e da Marinha, tem como finalidade localizar, cerrar sobre o inimigo e destrui-lo pelo fogo e movimento , repelir seu ataque pelo fogo e combate aproximado.
  • Na infantaria da Marinha e do Exército três grupos de combate (GCFz) mais um grupo de apoio de fogo (GAF) formam um Pelotão de Fuzileiro (PelFz), normalmente comandados por um Tenente.
  • Três Pelotões, mais um pelotão de Comando e Apoio formam uma Companhia, comandada por um Capitão.
  • Três CiaFz, mais uma Companhia de Comando e Apoio formam um Batalhão, tipicamente comandada por um Oficial Superior ( Major, Ten-Cel ou Coronel).
  • O Grupo de combate é composto por nove combatentes: um 3º sargento que é seu comandante, e duas esquadras com quatro combatentes cada, três soldados e um cabo.
  • O grupo de combate é organizado em duas Esquadra de tiro, cada uma das quais constituida em torno de uma arma automática ( fuzil FAP no Exército, metralhadora MINIMI noCorpo de Fuzileiros Navais) e comandada por um Cabo, normalmente o granadeiro, e dois soldados de manobra.


E por hoje é só, beijos para quem é de beijos e abraços pra quem é de abraços.