Olá pessoal,
Todo o atirador de fuzil e carabina se considera "meio-sniper"... bastou ter um fuzil de ferrolho nas mãos e acertar um alvo a uma distância considerada "longa" e pronto! Magicamente, o atirador já sai se gabando pros amigos...
Na realidade, porém, poucos sequer sabem distinguir um Sniper de um Designated Marksman. Ambos são atiradores de elite, mas preenchem nichos completamente diferentes. Vamos saber quais são?
Snipers e Spotters
Um sniper normalmente opera em dupla, sendo um o atirador e o outro o observador. No Brasil, essa função é camada de Caçador, o que, diga-se de passagem, é exatamente o que esse atirador faz: caça alvos específicos e os elimina.
Seu treinamento e equipamento permitem que o Caçador possa atingir alvos a distancias que vão de 600 a 2000 metros, e para isso utilizam fuzis altamente especializados, que podem ser em calibres 7.62X51, .338 ou até mesmo em .50BMG. Estes últimos são normalmente empregados contra materiais.
Sua grande vantagem de emprego não é somente o alcance de seu tiro, mas também a sua camuflagem, e com isso sua habilidade de manobrar para trás das linhas inimigas para abater um único alvo de alto valor.
Designated Marksman, o "novo" personagem
O termo DM surgiu no Exército Americano no início da década de 2000, inspirado pelos snipers... soviéticos! Isso mesmo: o US Army percebeu que havia um gap entre o que seus snipers/spotters eram capazes de cobrir, e a curta distância que um soldado normal podia cobrir, usualmente cerca de 300m. E quem cobriria os alvos entre 300 e 600m?
Com a adoção mais generalizada de fuzis de assalto curtos mais manobraveis, mas cuja precisão e eficácia estava limitada a 300m, faltava a adoção de um elemento em nível de pelotão que pudesse cobrir distancias maiores, mas que ainda estivesse acompanhando o grupo. No Exército Vermelho, que há muito já adotava o AK-47, esse problema havia sido corrigido com o emprego de snipers, armados com fuzis semi-automáticos como o Dragunov SDV, que estavam alocados como elementos do pelotão de infantaria, e não como elementos separados, como os ocidentais.
Assim sendo, os americanos rapidamente equiparam seus DM com fuzis menos especializados do que os de Snipers, mas mais capazes que um fuzil de infantaria ou de assalto, adotando inicialmente o MK21, adaptação do famoso M-14, e que depois se tornou a base para o M14Enhanced Battle Rifle (foto abaixo), e também versões de cano pesado do M-16, chamado SR-25/Mk12.
Airsoft: escolham suas armas!!
Versões arisoft existem para a maioria das armas apresentadas, e muitas outras também pode ser produzidas a partir de fuzis como o FAL, o G3 e o G36. Mas não basta colocar uma luneta e um bipé: verifique como se comporta o seu fuzil com BBs mais pesados, como os de 0,28g, 0,30 ou até 0,36g. Ajuste seu hop-up para compensar a trajetoria menos tensa desses BBs mais pesados. E adeque suas táticas: Se você for operar dando apoio de fogo a maiores distancias, mas ainda sob comando do pelotão, você não é um sniper: você é um Designated Marksman!
Adorei esse post! Ainda tenho dúvidas se quero desempenhar o CQB ou "designated marksman".
ResponderExcluirMas achei o post super informativo e a maioria das pessoas que conheço cometem o erro na hora de classificar um sniper (eu também cometeria antes de ler esse post, :P)
Muito bom!!!!
ResponderExcluirjogo de marksman, e amo as semi-automatica.
ResponderExcluir