sexta-feira, 22 de março de 2013
Manutenção de Airsoft
Todo mundo sabe que, infelizmente, as coisas resolvem parar de funcionar na pior hora possível. Para um Airsofter, a pior hora é durante um jogo seja ele uma rápida escamuraça entre amigos, seja num importante jogo entre equipes.
Mas depois que a falha já aconteceu, vem a grande dúvida: quem poderá consertá-lo?
Existem duas hipóteses: o velho "faça você mesmo" (também conhecido como "se vira") ou leva-lo para alguém com melhores conhecimentos.
Eu não posso dizer que sou especialista no assunto, mas sou Engenheiro Mecânico, e andei muito pela primeira hipótese e pude aprender algumas dicas valiosas que gostaria de compartilhar com vocês.
1ª Dica: cuidado com as molas: Lá na sua terra natal, a distante China, sua AEG foi montada por um grupo de peritos operários das fabricas chinesas, os quais foram exaustivamente treinados e que possuem anos de prática. Certo? Errado... Muito provavelmente, esses trabalhadores foram recrutados de baciada na rodoviária de Shenzen ou Tianjin, ou deixaram cair seus RGs na porta da fabrica e consequentemente foram contratados (e lá ficarão trabalhando até que sejam demitidos por qualquer motivo). O que eles tem de diferente então (tirando o fato de serem chineses, claro): eles tem dispositivos para montagem.
Uma montagem complexa, com variadas molas, engrenagens, espaçadores, motores e contatos só pode ser fabricada em larga escala se for montada rapidamente, e para fazer isso utilizam-se dispositivos para que as várias peças sejam colocadas todas nos lugares corretos. Além disso, o torque de cada parafuso é medido, para evitar que se aperte demais (ou se deixe muito frouxo).
'
Não dispondo desses dispositivos, você lidará com molas (ou seriam "mulas"?) que vão saltar grandes distancias se você não tomar cuidado. Garanto a você que a perda de somente uma delas irá inutilizar sua AEG.
2ª Dica: Estude o mecanismo antes de abrí-lo: Vai por mim, é bem mais fácil entender como tudo funciona quando o treco ainda funciona! Depois de desmontado em várias pecinhas minúsculas, vai ser difícil de lembrar como tudo era.
Para isso, vários outros fuçadores como você fizeram vídeos e os postaram no You Tube, ou escreveram longos posts com fotos (como alguns aqui nesse blog) onde as diferentes etapas foram documentadas para você. Leia a receita antes de fazer o bolo.
3ª Dica: tenha a ferramenta certa nas mãos: Você já reparou que chaves de fenda existem em vários tamanhos? Por que será? Será que é porque existem parafusos de diferentes tamanhos também?? OOOOHHHHHHHH!
Pois é, mas apesar disso parecer absolutamente óbvio, existem centenas de milhões de pessoas apertando parafusos todo o santo dia com a p... da chave errada! Isso quando o caboclo não usa a ponta do canivete ou da faca de mesa para a tarefa!
O resultado invariavelmente é o mesmo: fenda destruída, impossível de ser recolocado.
Se quer se meter com algum parafuso, não tenha vergonha de entrar em uma loja de ferragens e comprar a chave certa antes de fazê-lo.
4ª Dica: Se não sabe do que se trata, procure ajuda: nem todos tem a mesma experiência e prática de montagens mecânicas e elétricas, e nem todos tem inglês fluente o bastante para entender as dicas de quem postou sua aventura na manutenção de uma AEG.
Se este for seu caso, procure ajuda. Não são muitos os "armeiros de airsoft" por aí, mas se você não achar alguém por perto, entre em contato comigo. Farei o possível para ajuda-lo.
Abraços, e bons tiros a todos.
Assinar:
Postar comentários (Atom)
bom dia amigo preciso de alguém que faça manutenção em aeg você poderia me ajudar meu email é limaoairsoft@yahoo.com.br
ResponderExcluirtenho uma airsoft modelo walter p 99 e preciso trocar a mola do gatilho alguem conhece um lugar especializado.
ResponderExcluirEstou vendendo uma airsoft taurus pt99 CO2. Conhece algum interessado? lucas@marcatelecom.com.br
ResponderExcluirMuito boa a matéria
ResponderExcluirEste comentário foi removido por um administrador do blog.
ResponderExcluirEste comentário foi removido por um administrador do blog.
ResponderExcluirPeço a gentileza de não publicar comentários contendo links. Grato.
ResponderExcluir