Em inglês, usa-se o termo "point blank range" para duas situações distintas entre si: uma é a de um tiro a curta distância, aquele impossível de errar, e que seria traduzido em português como "à queima-roupa".
Outro uso porém está ligado à máxima distância dentro da qual um projétil ficará, ao longo de toda a sua trajetória, dentro de um limite acima e abaixo da linha de tiro. Em termos práticos, é a distância dentro da qual o tiro irá acertar um lavo de um certo tamanho sem que sejam necessárias correções na visada.
Observe o gráfico abaixo:
Neste exemplo, um atirador está tentando acertar um alvo de 6 polegadas de diâmetro. Ele portanto não quer que seu projétil suba mais que 3 polegadas acima da linha de visada, nem que ele caia abaixo de 3 polegadas. Sendo a sua linha de visada mais alta 1.5 polegada do que o centro do cano, sabe-se que desde o primeiro momento o projétil já está dentro dos limites.
Como determinar isto? Usando um moderno sistema de cálculo balístico (como o Chairgun) é fácil determinar a trajetória se você conhece a velocidade inicial e o coeficiente balístico de seu projétil. O Chairgun ainda tem a grande vantagem de ser apropriado para carabinas de ar (o que nem todos são), então se você está lendo este blog com um interesse em carabinas de ar, ele é um dos melhores do mercado.
O único senão nesta explicação está no fato de que nem sempre sabemos a velocidade exata de nossas armas (por isso recomenda-se o investimento em um cronógrafo), nem sabemos calcular exatamente o BC de nossos pellets (que variam com a velocidade). Como posso então fazer os cálculos de um jeito "caseiro" e sem grandes somas investidas?
Tem um modo relativamente simples. Desenhe em uma folha de papel 5 circulos de um tamanho compatível com suas necessidades. Por exemplo, circulos de 1 polegada de diâmetro. Desenhe-os todos na horizontal.
Agora, posicione o alvo a uma distância relativamente curta. Por exemplo 20m, e atire no segundo círculo a essa distância. Atire pelo menos 5 disparos apoiado e zere a luneta exatamente no centro do alvo a essa distância. Tendo feito isso, traga o alvo a uma distância menor, digamos 10m, e atire no primeiro alvo. Após, leve o alvo aos 30m e atire no terceiro círculo, depois à 40m e atire no quarto e por último atire à 50m no quinto alvo. Em todas as distâncias, mantenha a visada exatamente no centro do alvo e não se preocupe onde os seus tiros cairão em relação à visada. Ou seja, não conpense de forma alguma.
Ao final, você poderá traçar uma trajetória passando pelo centro dos agrupamentos entre 10 e 50m. a linha de alvos fará o papel de linha de visada e seus impactos vão lhe mostrar qual a variação a cada distância. Lembre-se de que, como a linha de visada está mais de uma polegada acima do cano (normalmente), é esperado que o primeiro grupamento seja abaixo do alvo.
Determinando esta trajetória inicial, verifique onde está o ápice, o ponto mais alto da trajetória. Pode ser que as distâncias inicialmente previstas não sejam as mais adequadas e você tenha que refazer o teste em outras distâncias, mas ele terá o mesmo procedimento entre 10 e 50m ou entre 5 e 25m. Determine o ápice e quanto ele está acima da linha de visada, medindo a partir do centro do grupamento.
Com esta informação, é fácil você estimar onde está o zero ideal para a sua combinação carabina/luneta/chumbinho. Basta você ajustar para que o ápice fique dentro dos limites que você escolheu (no nosso exemplo, 0.5 polegada acima da visada) e repetir o teste para verificar onde o sua trajetória cruza com a linha de visada.
Acredite, é mais difícil explicar do que fazer na prática. Tente, e depois comente aqui os resultados. Claro que se você tiver acesso à um programa como o Chairgun, tudo fica mais fácil pois ele calcula tudo para você. Mas tenha em mente que outros fatores não computados podem afetar seu tiro, e por isso, nada como uma demonstração prática para tirar a teima.
Faça o teste. E bons tiros.
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