domingo, 23 de outubro de 2011

Como Escolher sua Airsoft - Parte 1

Como escolher sua arma de airsoft?? Essa foi a primeira pergunta que passou na minha cabeça quando eu comecei a me interessar pelo esporte. Afinal, com tantos fabricantes diferentes, e tantos estilos para escolher, é difícil saber se o que se está comprando é realmente a melhor opção, não é mesmo?

Eu meio que estruturei as opções que tinha para escolher as armas para a montagem do campo de airsoft. Vou apresentar aqui para vocês um resumo:

Armas de airsoft podem ser de vários tipos, entre eles:

Springer: em que o pistão é armado manualmente a cada tiro (espingardas e fuzis sniper)
AEG (Airsoft Electric Gun), em que um motor e um sistema de engrenagens aciona o pistão (Fuzis de Assalto e Metralhadoras)
GBB (Gas Blow Back): em que o disparo acontece pela liberação de gás de uma garrafa interna (muito usado em pistolas)

1) Estilo das armas

As armas de airsoft são réplicas exatas de armas reais. Assim sendo, você vai encontrar a maioria dos modelos de fuzis de assalto e de submetralhadoras, mas tenho notado que são principalmente os modelos mais modernos que mais chamam a atenção dos jogadores de airsoft. Assim, você poderá ter aquela arma que sempre quis, sem ter que passar por toda a burocracia para se tornar Colecionador ou Atirador.

Separei assim os principais modelos:

a) Fuzis de Assalto: M16 / M4; AK-47/-74; G36/C/K; SCAR
Esses são os principais "atores" nas guerras de airsoft, pois combinam precisão, boa capacidade de BB's, troca rápida de magazines, e são usados nos exércitos do mundo inteiro. A série da M16/M4 está entre as mais populares, pois sua modularidade permite que o jogador instale os mais diversos acessórios, deixando a arma com a "cara" do dono. A série Kalashnikov (AK) é outra ótima opção.


b) Fuzis Bullpup: FAMAS; AUG; L85
Esses são os fuzis esquisitos, em que o conjunto empunhadura+gatilho está montado na frente do carregador. Não há uma coronha convencional: a caixa da culatra é a própria. Esses fuzis normalmente causam uma sensação de "ame-ou-odeie". Seus defensores atribuem a seu menor comprimento total (mas mantendo o comprimento de cano) uma vantagem muito grande quando comparado aos fuzis convencionais, enquanto seus detratores normalmente criticam a menor velocidade de troca de carregadores e um balanço "estranho", já que o peso da arma está atrás da empunhadua.

c) Sub-Metralhadoras: MP-5; UZI; UMP; P90
As subs (metralhadora de mão, na nomenclatura oficial do Exército) são as armas para CQB (close quarters battle) por excelência. Em airsoft, alguma sofrem de uma reduzida capacidade de BB's, pois seus carregadores tem menor volume.

d) Fuzis Automáticos: FAL; G3; M-14
Esse fuzis são às vezes confundidos com Fuzis de Assalto, mas na verdade não são: por definição, Fuzil de Assalto dispara munição "intermediária" , e esses aí da lista disparam uma minução considerada "de alta potência", o 7,62X51mm NATO. São ótimos, mas eu acho muito longos e pesados... não é a toa que a moçada chama o FAL de Fuzil Aparentemente Leve.

e) Espingardas: Benelli, Franchi, Mossberg
As espingardas de airsoft são muito legais: disparam 3 BB's por tiro, e como são pump-action (telha deslizante) não empregam bateria como as armas totalmente automáticas (springers).

f) Fuzis Sniper: L96, M-24
Esse aí são as maquinas mais precisas do airsoft. Normalmente springers, elas aceitam uma variada gama de lunetas e miras óticas, bipés, e outros acessórios. Também utilizam BB's de maior peso, justamente para aproveitar melhor sua potencia e ser acertar a maiores distâncias.

g) Pistolas: Glock; Beretta; Colt;
As pistolas normalmente são usadas no airsoft como back-up, mas em combate a curtas distancias (CQB) pode ser que seu maravilhoso e potente Fuzil de Assalto mais atrapalhe do que te ajude, então é sempre bom ter uma boa pistola ao alcance da mão.

Além desses tipos todos, você já deve ter visto ou ouvido falar nos termos Hicap, Midcap e Realcap. Eles se referem à capacidade dos magazines de BB's. Enquanto a maioria das armas de fogo (Fuzis de Assalto) tem magazines de 20 ou 30 tiros, as airsoft podem contar com magazines Hicap de 300, 400 ou até 600 BB's! Haja tiroteio hein?! Convenhamos que isso é bem pouco "realista", e muitos jogos proíbem os magazines Hicap, preferindo os Realcaps, que são os que mais se aproximam da realidade. Existem ainda os Midcaps, ou seja, com capacidades entre 150 e 200 BB's. Muitos jogadores os preferem pela mais alta confiabilidade na alimentação e ainda possuem bom poder de fogo.

Na próxima parte, vamos falar um pouco mais sobre as linhas, materiais, e fabricantes.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigado por seu comentário. Ele será revisado e em breve será publicado.