O revólver WG 701 CO2
Hoje vou apresentar a vocês minhas impressões sobre uma arma diferente: o revólver Airsoft Win Gun Super Sport 701 CO2. Trata-se de uma arma bastante peculiar, já que a imensa maioria das armas curtas de airsoft são pistolas.
Este revólver pode ser encontrado por vários nomes. Entre as mais conhecidas encarnações dele está o revólver Dan Wesson, em calibre 4,5mm e que utiliza esferas de aço (BB's), e que por esta razão não é empregado em jogos de airsoft. Mas na realidade, aquele revólver é derivado deste, tendo nascido para o emprego com munição plástica de 6mm.
A arma funciona tanto em ação dupla, acionada pelo gatilho, como em ação simples, engatilhando o cão para cada tiro. Na imagem acima se pode ver a válvula e a "barra de transferência".
O WG SS701 é um revólver de ação dupla convencional, ou seja, atira tanto em ação dupla como em ação simples. Seu tambor se desloca para a lateral esquerda para ser municiado com seis cartuchos, os quais são alimentados com uma única BB. Apesar de possuir um extrator ("estrela") como nos revólveres "reais", a extração pode ser feita somente levantando-se a arma, pois os cartuchos não ficam aderidos às paredes das câmaras. Para abrir o tambor, basta acionar a tecla na lateral esquerda do revólver.
Os 6 cartuchos podem ser inseridos individualmente ou pelo jet-loader, fornecido com a arma.
A arma funciona com bulbos de CO2 de 12g, que são inseridos na empunhadura. Um parafuso na base da empunhadura empurra o bulbo contra o pino de perfuração e alimentação. Uma válvula, acionada pelo cão da arma libera uma quantidade de gás atrás do tambor e através do cartucho para impulsionar o BB pelo cano. Não há hop-up e o cano é liso. A mira traseira é regulável em altura e azimute.
O bulbo de 12g de CO2 é inserido na empunhadura, que se desloca para trás e para cima. Um parafuso plástico na base empurra o bulbo até ele ser perfurado.
A minha arma, como vocês podem ver, tem cano de 4 polegadas de comprimento. Versões com 2,5", 6" e até 8" podem ser encontradas no mercado. Apesar da portabilidade ser algo prejudicada, as versões com canos maiores devem, via de regra, obter velocidades maiores.
Cada cartucho deve ser alimentado com uma única BB na sua ponta. O jet-loader pode ser empregado para se carregar todos os 6 cartuchos de uma vez só no tambor. Mesmo assim, isso é um fator que certamente limita bastante o seu uso em jogos de airsoft, seja pela baixa capacidade, seja pelo risco de perda dos cartuchos em "batalha". Por outro lado, é impagável surpreender seu adversário, empunhando um revólver engatilhado e dizendo-lhe: "rendido"!
Os cartuchos contém somente um BB cada. Há um modo muito simples e rápido de se carregá-los utilizando o jet-loader.
Eu possuo este revólver há algum tempo. Já fiz vários testes com ele, empregando BB's de diferentes pesos, e posso garantir que é diversão na certa. Vou mostrar, ao longo dos testes, que a quantidade de tiros por bulbo mais que compensa o investimento, e, para o policial ou militar que usa um revólver em serviço, ou mesmo um civil que use revólver para sua defesa pessoal ou esporte, este é um excelente treinador, pois os procedimentos de carga e tiro são exatamente iguais aos de um revólver "de verdade".
O tambor possui um extrator como nos revólveres convencionais, mas não é realmente necessário. É bom, porém para manter o realismo do treino.
O único senão a esta afirmação é o fato de que a arma possui, ao contrário dos seus congêneres reais, uma trava. Sim, uma trava! O retém do tambor pode ser puxado para trás e com isso trava o conjunto cão+gatilho e também o tambor. Particularmente não vejo qualquer vantagem em seu uso, mas está lá para quem quiser.
O revólver pesa cerca de 850g, e portanto tem um bom peso. De maneira geral, suas dimensões são bem próximas às de um revólver de chassis médio, como um S&W modelo 10 ou um Taurus modelo 82. Exceto pela empunhadura, o restante do revólver é feito em metal. A ponta do cano, conforme preconizado por lei, é pintada de laranja.
O retém do tambor também serve como trava!
Desde que vi pela primeira vez, sempre quis um revólver deste tipo. Se não para uso em jogos, mas para plinking e treino, ele é perfeito. Com um pouco de cuidado e carinho, ele vai durar por muitos e muitos anos.
Na próxima parte, trarei os resultados de testes de velocidade e de quantidade de tiros por bulbo. E depois na última parte, os testes de precisão.
Acompanhe nosso blog e comente. Bons tiros.
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Obrigado por seu comentário. Ele será revisado e em breve será publicado.