quarta-feira, 4 de março de 2015

Como Escolher sua Munição: Chumbinhos

Neste Blog, até meados do ano passado, nós nos dedicávamos exclusivamente ao Airsoft. Um de nossos posts mais visitados é Como escolher BB's para sua AEG., escrito pela Samanta. Neste momento porém nós resolvemos adotar uma política mais ampla e também escrever sobre carabinas de pressão. Afinal de contas, airsoft nada mais é do que uma carabina de pressão por pistão&mola acionada eletricamente. Sendo assim, hoje estaremos verificando o que é mais importante na hora de escolher um chumbinho adequado para sua arma.



Existem milhares de tipos e modelos de pellets disponíveis no mercado mundial, e para nossa sorte uma boa parte deles também está a venda no Brasil. Além dos importados, os nacionais estão aí e a indústria se esforça para melhorar seus produtos e oferecer preços competitivos no mercado.

Tendo isso em vista, como então selecionar o melhor tipo de chumbinho?

Primeiramente, vou deixar claro o que eu penso em termos de desempenho de uma carabina de pressão: para mim, o que importa é a precisão, sempre! Não interessa a velocidade na boca do cano, nem a trocentos metros de distância. Não importa qual o impacto, seja em gelatina balística ou pedra de sabão. Não importa se fura latinhas ou se fura um tanque de guerra. Para mim, se não é capaz de acertar o alvo, não me serve de nada.

Assim sendo, eu há muito tempo atrás defini que apenas chumbos capazes de agrupamentos muito pequenos são interessantes, e para determinar isso só há um modo: atirando em alvos de papel. Usando a melhor técnica de tiro possível, eu disparo pelo menos 10 tiros em alvo de papel a 10m de distância. O melhor agrupamento que tive até hoje foi de apenas 11mm, usando o chumbo RWS R10 calibre 4,5 em uma carabina Daisy M853.

Claro que nem todas as minhas armas fazem grupos pequenos como este, nem eu sou sempre capaz de atirar assim todos os dias. Mas usando grupos de 10 tiros, ao invés dos costumeiros 5 (ou 3), você será capaz de detectar melhor o comportamento do pellet naquela arma. Desconsidere os flyers, se for o caso, mas tenha a certeza de fazer cada tiro o seu melhor, para que a arma lhe mostre o que é capaz de fazer com aquela munição. Uma vez que você tenha se decidido, compre várias latinhas daquela munição.

E quanto ao estilo do chumbinho? É melhor um perfil redondo, plano, ou hollow point? É melhor um chumbo mais pesado ou mais leve?



Essas perguntas para mim são secundárias, senão irrelevantes. Eu tenho tido mais sorte com chumbos de perfil arredondado (round nose) do que com pontas planas e hollow points, mas isso não importa, se você está atrás de precisão absoluta. O peso será ditado pelo nível de energia de sua arma. Talvez ela prefira chumbos mais pesados, se for uma carabina mais potente. Mas deixe a carabina escolher livremente. Não force-a a escolher só porque você leu isso ou aquilo sobre determinada munição ou fabricante.

E aliás, não seja preconceituoso: teste tudo o que você tiver a disposição, do caro ao barato, do nacional ao importado. Apenas evite comprar aquela latinha que o balconista chacoalhou bem antes de te entregar (para quê? para saber se tem mesmo chumbinhos lá dentro??) pois isso deve ter deformado todas as "saias" dos pellets, e certamente aquela lata não terá boa performance.

Uma vez tendo seu chumbinho escolhido, sua carabina de ar cumprirá com louvor a missão para a qual foi projetada desde o início: trazer grandes alegrias para o seu dono atirador.

Bons tiros.

Um comentário:

  1. É precisamente o que eu penso, quando estou a escolher o melhor chumbo também procuro todos os tipos e todas as medidas de vários pesos, quando quero fazer grupos bonitinhos só faço grupos de cinco ou seis tiros excepto se estou mesmo com muita confiança.

    ResponderExcluir

Obrigado por seu comentário. Ele será revisado e em breve será publicado.