segunda-feira, 9 de março de 2015

O Lado Negro da Força: Carabinas PCP - Parte 1

Estou "devendo" aos meus leitores por não ter postado muita coisa nos últimos tempos, mas estou decidido a mudar isso. Desde o inicio, pretendi que um novo post fosse ao ar uma vez por semana, mas já que tenho bastante material não publicado pronto, vou postando aqui com maior regularidade. Peço aos leitores que deixem suas opiniões e comentários, e quais assuntos gostariam de ver tratados nessas páginas, para que eu possa conduzir os trabalhos de maneira a atendê-los da melhor maneira possível.





Apesar do título dramático, a postagem de hoje não vai tratar de nada vindo de outro mundo. Ao contrário, eu gostaria de ajudar a desmistificar muito do que se diz por aí a respeito de PCPs, e de modo especial ajudar aqueles que, como eu, também tiveram muita dúvida se o investimento vale mesmo a pena.

O que se diz de uma PCP por aí? Que é uma arma de pressão quase perfeita, não tem recuo, tem precisão absurda a distâncias inatingíveis por qualquer carabina de pistão-e-mola. Que são as mais refinadas, as mais elaboradas, as mais elegantes, as mais-mais de todas as armas do mundo das armas de ar. Você, se ainda atira de pistão-e-mola, está atrasado. És um plebeu num mundo dominado por nobres cavaleiros e suas Carabinas PCP. As melhores carabinas do mundo são PCPs! Pelo menos é isso que eu ouvi ao longo dos anos, antes de eu mesmo comprar a minha... e descobrir a verdade.

De fato, tem muita carabina PCP digna de nota. Daystate, Evanix, Air Force, e outras vêm a mente. Todas tem donos que vão falar milhares de coisas sobre elas, e nenhum defeito será sequer mencionado. Eu confesso que sempre ficava com a mesma sensação de ir ao um encontro de carros antigos, e conversar com o dono daquele Mustang 1967: o carro do cara sempre é perfeito, e nunca ficou parado por falta de peça. E ele sempre diz que vai e volta do trabalho todo o dia com aquele carrão. Nunca perguntei o preço do seguro, se é que ele tinha um, ou quanto aquele V8 consumia (isso, para um dono de V8, é o mesmo que perguntar a idade a uma mulher).

A mesma coisa eu pensava sobre carabinas PCP. Deste lado do Paraíso nada é perfeito, então não era fisicamente possível que carabinas PCP o fossem. Alguma coisa não estava sendo dita para mim e eu não encontrava quem me contaria a verdade. Decidi descobrir por mim mesmo. Só faltava um pequeno detalhe: faltava a grana, a bufunfa, a pila, o cascáio, os dólar, as verdinha, enfim, o dinheiro necessário para investir em tudo o que era preciso para uma PCP funcionar. E pior que isso: faltava a autorização da dona da pensão (essa parte às vezes é trash)!

Eis que então a solução para meus problemas é lançada: aparentemente eu não sou o único ser humano na Terra que queira experimentar uma PCP sem ter que vender a casa para isso. Surgiu então a resposta para os nossos problemas: a carabina Benjamin Discovery.

A Benjamin Discovery nasceu de uma proposta feita para a Crosman (dona da marca Benjamin) pelo escritor Tom Gaylord de uma carabina PCP baseada nos modelos daquela marca feitos para operar com CO2, e que pudessem utilizar baixa pressão para funcionamento, ao redor de 2000PSI, ao invés do que unânimes 3000PSI que os outros fabricantes utilizavam. Além disso, a carabina seria simples o bastante para ser um modelo de entrada no mundo das PCP. A Crosman lançou-a em um pacote contendo até uma bomba manual, de modo a que neste pacote, o atirador nem precisasse se preocupar com acessórios.

Pois bem, a carabina foi inicialmente muito bem recebida nos EUA, mas só lá. Na Europa, e no Reino Unido em particular, a Discovery fez muito pouco sucesso entre atiradores acostumados a Daystates, Air Arms, BSAs e outras sofisticadas carabinas PCP. Era um Fusca sendo oferecido num mercado de Bentleys, Rolls-Royces e Mercedes. E novamente eu lia que tudo era espetacular nas PCPs, simples ou sofisticadas que fossem.

Demorei muito a me decidir, até que há uns 3 anos atrás eu finalmente entrei para o Lado Negro da Força e comprei minha primeira PCP. Sim, uma Benjamin Discovery, num pacote já contendo a bomba manual.

Eu já consigo imaginar os proprietários de PCPs mais sofisticadas lendo isso e comentando consigo mesmos: "mas Fred, numa Discovery você realmente não vai usufruir de tudo o que é de bom e de melhor numa PCP", mas por favor acompanhe um pouco mais da saga, pois as descobertas foram muito, mas muito interessantes. O nome da nova carabina não podia ter sido mais feliz: é realmente uma descoberta!



E por que eu me refiro ao Lado Negro da Força quando falo de PCPs? Porque ao contrário de uma carabina de pistão-e-mola ou de uma pneumática multi-pump, sem alguns acessórios você não atira com uma PCP. É necessário no mínimo, uma bomba manual (que como já mencionei, é fornecida com a Discovery em uma de suas versões) ou um cilindro de ar comprimido. Em alguns casos, são necessários adaptadores, mangueiras especiais, e outros apenas para enchê-la com ar, e isso tudo custa caro. Mas não é apenas isso: eu descobri que sem um cronógrafo, é praticamente impossível tirar o melhor de uma PCP, como veremos em tempo.

Todo esse investimento pode te custar mais caro que a própria arma. A única vantagem é que eles podem ser utilizados com qualquer carabina PCP (desde que os adaptadores estejam disponíveis pois não há um padrão no mercado e cada fabricante usa o que ele entende se o melhor). Por isso mesmo é que, uma vez tendo feito o investimento inicial, você entrou para o mundo das PCPs, para o Lado Negro da Força, e está livre para comprar outras PCPs que lhe agradem investindo agora somente na arma em si.

Eu confesso que ainda não tenho um cilindro de ar comprimido. Mas já usei um e vou comentar com vocês a minha experiência, que teve um lado bom e um lado ruim (e o ruim não é o fato de ter que recarregá-lo em uma loja de mergulho). Tenho empregado a minha PCP quase exclusivamente com bomba manual, e não morri por causa disso. Mas tenho algumas experiências a compartilhar no uso desta bomba em outras armas que podem trazer a luz algumas questões bem interessantes.

Até agora, qual tem sido o veredicto? Bem, minha PCP ainda não me convenceu totalmente da tal superioridade do sistema PCP sobre todos os outros. Acho muito interessante, e aprendo todos os dias algo novo, mas não tenho certeza de que, se eu tivesse que escolher somente uma única arma de pressão eu escolheria uma PCP.

Ainda há muito o que se discutir, então vou parando por aqui para não cansá-los. Na parte 2, vou comentar um pouco mais sobre o uso do cronógrafo e sobre bombas x cilindros. Acompanhe o blog, e comente o que achou deste e de outros posts. Fique a vontade para discordar: é disso que o mundo é feito, e eu não aprenderia nada se vocês não adicionarem suas experiências às minhas. Por isso, escreva algo se você já atirou com uma PCP e nos conte como foi.

Até mais.


6 comentários:

  1. Acredito que você deveria perder mais tempo estudando de fato o sistema do que gastando-o com um veredicto tão superficial. Mal posso esperar para não ler a parte 2. Saudações.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Você verá, Jota, que não haverá superficialidade nenhuma. Além disso, estou longe de um veredicto. Se você realmente se dispor a ler as demais partes que virão, verá isso. Mas mesmo assim obrigado por comentar. Seja sempre bem vindo.

      Excluir
    2. Fred, boa noite!

      Parabéns pela iniciativa e coragem desse post e por dispor um pouco do seu tempo para compartilhar um pouco de conhecimento sobre "armas de pressão" com o próximo.

      Não importa se vou concordar ou discordar do seu post. Acredito que cada um de nós sejamos adultos o bastante para sabermos o que queremos e assim, concordar ou não com parte ou todo o post.

      Parabéns!

      Abração!

      Excluir
    3. Olá Jamil, obrigado. O objetivo deste blog é esse mesmo, o de fomentar a troca de informações e de conhecimento. Eu estou no esporte do Tiro desde 1988, pesquisando, lendo, conversando e principalmente, atirando bastante, mas sei que há muitos atiradores aí fora com muito mais experiência que eu, e que certamente vão contribuir muito se também passarem a frequentar esse espaço. Quanto a discordâncias, são elas que dão cor à vida. Fique a vontade para comentar e discordar todas as vezes que assim desejar. Eu não sou dono da verdade. Um abraço.

      Excluir
  2. Para mim as carabinas PCP não são mais precisas que as de piston-mola são é mais consistentes.
    Mas para já não vou abdicar do romantismo da mola.

    ResponderExcluir
  3. Estou há algum tempo pensando em comprar uma pcp. Seu review está sendo de grande utilidade. O motivo para eu pensar em comprar a pcp é por limitação dos membros superiores. Penso muito também numa TX200

    ResponderExcluir

Obrigado por seu comentário. Ele será revisado e em breve será publicado.